Problemas no Hospital Municipal de Itaguaí

06/09/2011 12:55

 

As reclamações dos pacientes devem ser encaminhadas ao setor de ouvidoria do hospital para que os responsáveis pelo setor resolvam o problema o mais breve possível

Procurada pelo ATUAL para esclarecer denúncias de mau atendimento no Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSX), o diretor da unidade, Marcos Lage, informou que pretende instaurar uma sindicância para apurar os fatos denunciados pela jovem Alexandra Pavan, 32 anos, que assegurou ter sido mal atendida ao dar entrada na unidade, no mês passado. O diretor garantiu que a equipe da unidade está treinada e preparada para atender os pacientes da melhor maneira possível.

De acordo com o diretor, denúncias de mau atendimento por parte de médicos e outros funcionários devem ser encaminhadas ao setor de ouvidoria do hospital, pois assim os responsáveis pela unidade podem averiguar as reclamações e punir, quando necessário, os profissionais que estão trabalhando com uma postura errada. “Infelizmente esse problema é pontual, e para podermos averiguar a história eu gostaria que a jovem e qualquer outra pessoa que tenha sido mal tratada por qualquer equipe entre com uma reclamação no setor de ouvidoria para podermos resolver o problema e punir os responsáveis”, afirmou o diretor.

Outra questão denunciada pela reclamante e que, segundo o diretor, vai ser averiguada, é a informação dada à paciente de que ela só poderia ser atendida uma única vez na unidade. Para Marcos, a denúncia tem que ser esclarecida. “Aqui é um hospital de emergência e não importa a quantidade de vezes que isso acontecer, o hospital sempre vai atender às emergências. Infelizmente as pessoas confundem urgência com emergência. Casos que deveriam ser atendidos na UPA acabam vindo para aqui”, informou.

Urgência ou emergência

Embora pareça a mesma coisa, a diferença entre urgência e emergência deve ser entendida pela população na hora de procurar uma unidade pública de saúde para não correr o risco de ficar de um lado para o outro em busca de atendimento. Acidentes que aconteceram nas ruas e que precisam de cirurgias, fraturas e cortes profundos, são emergências que devem ser encaminhados ao HMSX. Já ocorrências como desmaios, uma unha encravada ou uma torção são consideradas urgências e, nestes casos, o melhor lugar para se obter atendimento é a UPA. Por outro lado, problemas ambulatoriais como dor nas costas, febre, e consultas rotineiras devem ser encaminhadas aos postos de saúde, que marcam consultas com especialistas e exames clínicos gratuitamente.

 

(ESCRITO POR: DÉBORA FERNANDES - Jornal Atual)

  

Clique para acessar nossas redes sociais

 

 

ACUPUNTURA E SHIATSU

Alexandre Shiguenori Yatabe

Rua Raul Rangel, 121 - Centro - Itaguaí

Tel.: (21) 2688-6217