Prefeitura, ministério da Saúde e Governo do Estado contra a Hepatite A.
A Prefeitura de Mangaratiba, em parceria com o ministério da Saúde e a secretaria de estado de Vigilância em Saúde, vai intensificar as ações para identificar e erradicar o foco da Hepatite A que atingiu, até quarta-feira, 9 de maio, 50 pessoas no município. O surto epidemiológico motivou a declaração do Estado de Emergência pelo prefeito Evandro Capixaba no Primeiro Distrito, que abrange os bairros da Praia do Saco, El Ranchito, Nova Mangaratiba, Acampamento, Rua da Palha, Bairro Moraes, Parque Bela Vista, Morro Santo Antônio, Ibicuí e Centro.
A doença, na maioria dos casos, é decorrente do uso de água contaminada com coliformes fecais. Os pontos de distribuição da Cedae estão sendo analisados. No fim do dia, a subsecretária de estado de vigilância em saúde, Hellen Myamoto, esteve no gabinete do prefeito para apresentar as ações de apoio ao município. As aulas foram suspensas na área em Estado de Emergência.
Começa nesta quinta, dia 10 de maio, a partir das 7h, o treinamento dos funcionários da secretaria de Promoção Social sobre como prevenir a Hepatite A. Também serão iniciados a aplicação de cloro nas caixas d’águas e o processo de orientar os moradores sobre a importância da higiene para combater a doença. Panfletos informativos serão distribuídos pela Guarda Municipal da cidade.
Os agentes de saúde visitarão as residências das áreas com moradores que apresentaram os sintomas da doença. Esses moradores também receberão água mineral, que já está sendo doada pela secretaria de Promoção Social, além de doses de cloro. A FioCruz continuará colaborando no Hospital Municipal Victor de Souza Breves com testes rápidos para identificar a doença. O governo do estado já disponibilizou leitos em seus hospitais para receber pacientes contaminados, se for necessário.