Investimento na saúde é prioridade em Mangaratiba.
Investimento na saúde é prioridade em Mangaratiba.
Cirurgias que antes levavam até seis meses para serem realizadas agora são feitas em até quatro dias.
Mangaratiba vive uma nova era no setor da saúde. Com investimentos, comprometimento e novas especialidades, a área vem sendo um dos principais pilares da administração de Evandro Capixaba. Cerca de 1,2 mil profissionais estão envolvidos na secretaria de Saúde. Destes, cerca de 120 são médicos, que estão espalhados nos Postos de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, nos espaços sociais e no Hospital Municipal Victor de Souza Breves.
As intermináveis filas com as quais os pacientes eram obrigados a conviver em Mangaratiba estão diferentes. Caso a pessoa apresente todos os exames solicitados previamente pelo médico, é operada em, no máximo, quatro dias, segundo o Diretor Operacional do Hospital, Sérgio Garrido. “Acabou isso de demorar. Antes o paciente esperava na fila até seis meses para conseguir ser operado. Se o paciente começar os exames pré-operatórios hoje, ele é operado no máximo em duas semanas, é simples. Por isso, nós valorizamos nossa população”, disse Garrido, informando ainda que são atendidas cerca de 450 pessoas somente no hospital por dia.
Outra novidade que começa em breve é a ultra som mais específica, capaz de realizar exames mais detalhados como esquelético, muscular e vascular. “O prefeito Evandro Capixaba nos cobra porque ele quer que a população tenha uma saúde adequada e não mede esforços”, completou o diretor.
16 especialidades
Visto como um dos setores negativos e alvo de muitas reclamações, o Hospital Municipal Victor de Souza Breves vive dias melhores, principalmente com a implantação de cinco especialidades, sendo quatro operatórias. São: cirurgia plástica reparadora, cirurgia maxilo-facial, proctologia e dermatologia. A outra especialidade que começou a funcionar este ano é reumatologia. As demais especialidades oferecidas no hospital são: a cirurgia vascular, cirurgia geral, urologia, endoscopia digestiva, ortopedia, pediatria, otorrinolaringologia, oftalmologia, neurologia, endocrinologia e ginecologia.
Postos de Saúde e espaços também contam com especialidades
As unidades dos Postos de Saúde e a Terceira Idade de Muriqui também contam com serviços de atendimento especializados. Itacuruçá, por exemplo, possui oito especialidades, como cardiologia, fonoaudiologia, ginecologia, pediatria e psicologia. Abaixo segue a relação das especialidades em cada local e o horário de atendimento. Vale ressaltar que diariamente cada unidade possui dois clínicos diariamente. Mais informações pelo telefone 21-2789-6029.