Fonoaudiologia ensina a envelhecer com qualidade em Mangaratiba.
Campanha realizada pela coordenação de fonoaudiologia da secretaria de Saúde apresenta aos idosos o lado bom de envelhecer.
A coordenação de fonoaudiologia da Prefeitura de Mangaratiba encerra, hoje, dia 29, a V Campanha do Envelhecimento Ativo – Construindo um futuro saudável. O evento é realizado na Praça Robert Simões, até às 16h. O objetivo é orientar e incentivar os idosos da cidade sobre o assunto. O mesmo é repassado aos seus familiares sobre o envelhecimento saudável.
A tenda estendida na praça – em frente à sede da Prefeitura de Mangaratiba – já atendeu mais de 600 pessoas (incluindo os postos de saúde). “Queremos fazer uma corrente pró-envelhecimento ativo crescer em nossa cidade. A população ganha com a informação e a fonoaudiologia também se consolida como ciência que previne e cuida da comunicação humana, do bebê ao idoso”, destacou a coordenadora Sandra Calazans.
Nas abordagens, os profissionais da fono entregaram panfletos com informações importantes aos idosos com temas como a disfagia (alteração no ato de engolir alimentos ou saliva, que pode trazer consequências graves à saúde). Livretos de passatempo foram distribuídos com a intenção de estimular a memória. O Conselho Regional de Fonoaudiologia – 1ª Região (Crefono1) foi parceiro na ação.
A iniciativa busca ainda promover e incentivar o equilíbrio mental, emocional, físico e socioambiental dos idosos. “Nós primamos pela qualidade de vida, autonomia, independência e bem-estar deles, que estão agora atuando em redes sociais, blogs e demais meios digitais de comunicação”, concluiu Sandra.