Aterro ameaça casas em Chaperó

28/02/2012 11:30

 

 

O tráfego pesado de máquinas também vem causando transtorno aos moradores

Aterro já ultrapassa a altura do teto das casas e o material pode destruir as plantações

Uma montanha de aterro está ameaçando invadir dez casas no bairro de Chaperó, em Itaguaí. Segundo moradores, caminhões vêm despejando o material há mais de dois meses ininterruptamente, causando transtornos para a população.

Os moradores reclamam também do risco de doenças que o aterro pode provocar, já que segundo eles, o aterro depositado no local é retirado da área que pertencia à antiga Companhia Mercantil Industrial Ingá Mercantil, na Ilha da Madeira. Eles temem que o material esteja contaminado e exponha os que moram ali ao risco de pegarem algum tipo de doença.

A poeira constante, proveniente da movimentação de máquinas, e o chorume também afetam a rotina de quem mora no local, obrigando os ocupantes a permanecerem fechadas durante todo o dia. O aterro já ultrapassa a altura do teto das casas e o material pode destruir as plantações.

Secretário de Obras de Itaguaí, Jack Fernandes disse que o aterro depositado em Chaperó está na área do Centro de Tratamento de Resíduos Santa Rosa, que pertence ao município de Seropédica. Ele não acredita que o material seja da extinta Ingá. “Todo o aterro está sendo depositado numa área que pertence à CTR Santa Rosa, que tem autorização do Inea e da Prefeitura de Seropédica”, informou.

Já o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí, Jaílson Barbosa, prometeu enviar um técnico ao local para analisar que tipo de material está sendo depositado no local. “Vou envia um técnico juntamente com um representante do Inea para saber se esse material está sendo despejado dentro do território de Itaguaí e se ele oferece risco aos moradores. Se tiver dentro do município vamos mandar parar na hora”, ressaltou.

Clique para acessar nossas redes sociais

 

 

ACUPUNTURA E SHIATSU

Alexandre Shiguenori Yatabe

Rua Raul Rangel, 121 - Centro - Itaguaí

Tel.: (21) 2688-6217